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Rodízio de veículos de São Paulo
 
O rodízio municipal de veículos de São Paulo ou também chamado de Operação Horário de Pico pela CET é uma restrição a circulação de veículos automotores na cidade de São Paulo. Implantado em 1997 com o propósito de melhorar as condições ambientais reduzindo a carga de poluentes na atmosfera.
A restrição de circulação atinge veículos particulares e de empresas de qualquer cidade, excetuando-se aqueles que realizam funções essenciais, transporte urbano e escolar, atendimento médico, transportem produtos perecíveis, pessoas portadoras de deficiência física ou dirigidos por estas últimas e é aplicada de acordo com uma escala e em duas faixas de horário do dia: das 7 às 10 horas e das 17 às 20 horas.
Atualmente rodízio não se aplica a toda a cidade, sendo limitado a uma região denominada Centro Expandido que é delimitado pelas vias.
 
  • Marginal do Rio Tietê;
  • Marginal do Rio Pinheiros;
  • Avenida dos Bandeirantes;
  • Avenida Afonso D' Escragnole Taunay;
  • Complexo Viário Maria Maluf;
  • Avenida Presidente Tancredo Neves;
  • Avenida das Juntas Provisórias;
  • Viaduto Grande São Paulo;
  • Avenida Professor Luís Inácio de Anhaia Melo;
  • Avenida Salim Farah Maluf.
 
Nestas vias delimitadoras é permitido o tráfego de caminhões que estejam dentro da restrição, mas não de automóveis. De 1996 a 1998 o rodízio era mais abrangente englobando toda a região metropolitana.
 
Há uma escala que determina em quais dias da semana quais veículos não podem circular. Esta escala é regida pelo último dígito da placa do veículo, sendo:
 
 
Dia da semana
Dígitos proibidos
Segunda-feira
1 e 2
Terça-feira
3 e 4
Quarta-feira
5 e 6
Quinta-feira
7 e 8
Sexta-feira
9 e 0
 
 
Os motoristas que são flagrados violando a restrição de circulação são autuados com multa e quatro pontos na carteira de habilitação.