Rodízio de veículos de São Paulo
O rodízio municipal de veículos de São Paulo ou também chamado de Operação Horário de Pico pela CET é uma restrição a circulação de veículos automotores na cidade de São Paulo. Implantado em 1997 com o propósito de melhorar as condições ambientais reduzindo a carga de poluentes na atmosfera.
A restrição de circulação atinge veículos particulares e de empresas de qualquer cidade, excetuando-se aqueles que realizam funções essenciais, transporte urbano e escolar, atendimento médico, transportem produtos perecíveis, pessoas portadoras de deficiência física ou dirigidos por estas últimas e é aplicada de acordo com uma escala e em duas faixas de horário do dia: das 7 às 10 horas e das 17 às 20 horas.
Atualmente rodízio não se aplica a toda a cidade, sendo limitado a uma região denominada Centro Expandido que é delimitado pelas vias.
- Marginal do Rio Tietê;
- Marginal do Rio Pinheiros;
- Avenida dos Bandeirantes;
- Avenida Afonso D' Escragnole Taunay;
- Complexo Viário Maria Maluf;
- Avenida Presidente Tancredo Neves;
- Avenida das Juntas Provisórias;
- Viaduto Grande São Paulo;
- Avenida Professor Luís Inácio de Anhaia Melo;
- Avenida Salim Farah Maluf.
Nestas vias delimitadoras é permitido o tráfego de caminhões que estejam dentro da restrição, mas não de automóveis. De 1996 a 1998 o rodízio era mais abrangente englobando toda a região metropolitana.
Há uma escala que determina em quais dias da semana quais veículos não podem circular. Esta escala é regida pelo último dígito da placa do veículo, sendo:
Dia da semana | Dígitos proibidos |
Segunda-feira | 1 e 2 |
Terça-feira | 3 e 4 |
Quarta-feira | 5 e 6 |
Quinta-feira | 7 e 8 |
Sexta-feira | 9 e 0 |
Os motoristas que são flagrados violando a restrição de circulação são autuados com multa e quatro pontos na carteira de habilitação.